top of page

Levantamento Topográfico com Drone

30/11/2023 07h06  Atualizado 

Antes mesmo de contratar uma empresa para realizar o Levantamento Topográfico com VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) é de extrema importância que o contratante busque informações a respeito do cadastro da aeronave no SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas), no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e veja também se a empresa realizou a Solicitação de Voo para a área de interesse. Requisite esses documentos para que tudo seja realizado dentro das normas regulamentadoras instituídas pelos órgãos de controle.

Levantamento Topográfico com VANT

O que é VANT?

 

A sigla VANT significa Veiculo Aéreo não Tripulado, esse conceito abrange qualquer aeronave não tripulada (controlada remotamente). Seja ela um Multirotor ou Asa Fixa. No Brasil o termo VANT foi "aportuguesado" e passou a ser difundido como DRONE. As imagens abaixo apresentam o mesmo conceito e denominação para diferentes modelos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelos de VANT

VANT Veiculo Aéreo não Tripulado_edited_edited.jpg

Para maiores informações sobre aplicações do VANT visite também:

Agricultura de PrecisãoLevantamento Aerofotogramétrico

Vantagens: Maior área de recobrimento em um curto espaço de tempo. Com o acesso a essa metodologia é possível minimizar o tempo de campo  aumentando a qualidade no produto gerado. Três conceitos fundamentais para gerar um produto com extrema qualidade, são:

  1. Resolução Espacial (GSD): Quanto menor for o tamanho real deste pixel, maior será a Resolução espacial desta imagem, o que significa que maior será a capacidade de registrar objetos dispostos na superfície terrestre.

  2. Resolução Espectral: Número de bandas oferecida pelo sensor.

  3. Resolução Geométrica: Capacidade em transformar o posicionamento das imagens que até então são posicionadas com coordenadas do GPS embarcado em coordenadas precisas rastreadas por receptores GNSS RTK, NTRIP ou Pós processado.

O que é Sensoriamento Remoto?

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Sensoriamento Remoto é: "um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Estas imagens são adquiridas através de aparelhos denominados sensores remotos. Por sua vez estes sensores ou câmaras são colocadas a bordo de aeronaves ou de satélites de sensoriamento remoto - também chamados de satélites observação da Terra. Um sensor a bordo do satélite gera um produto de sensoriamento remoto denominado de imagem ao passo que uma câmara aerofotográfica, a bordo de uma aeronave, gera um produto de sensoriamento remoto denominado de fotografia aérea."

A TRM Engenharia possui sua aeronave e também todo o cadastro necessário para qualquer tipo de trabalho, seja em ambientes rurais ou urbano. Os profissionais da Cartografia e Agrimensura são os únicos que possuem formação acadêmica e capacidade técnica para a perfeita execução e processamento das fotos, esse procedimento é denominado Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (mais informações INPE). A Fotogrametria é aplicada após o VANT percorrer a área de interesse capturando várias fotos a cada espaço de tempo, essas fotos devem respeitar as porcentagens de Sobreposição Longitudinal (70%) e Lateral (70%) para que seja gerado a Estereoscopia. Só assim é possível  gerar modelos 3D (Modelo Digital de Elevação e Modelo Digital de Superfície) e produtos 2D (ortomosaico) altamente preciso, permitindo a compreensão detalhada da forma e topografia de uma área, bem como obter a medição precisa de distância e altura (área e volume).

Canteiro de obras

Estamos orgulhosos em poder oferecer nossos serviços de Levantamento Topográfico com VANT, usando a mais recente tecnologia, somos capazes de fornecer visualizações e medições 3D precisas para grandes áreas. As fotos coletadas e processadas podem ser utilizadas ​​nos mais variados objetivos, desde o Levantamento de Terrenos para projetos de desenvolvimento até Monitoramento Ambiental. Entendemos também que dados precisos de mapeamento com Drones são essenciais para nossos clientes. É por isso que usamos a mais recente tecnologia de aeronave para coletar dados de alta Resolução Espacial e Geométrica.


Nossa equipe de profissionais experientes trabalhará com você para garantir que você obtenha os dados de que precisa, no formato que você precisa e o melhor, a um preço que cabe no seu orçamento. O uso da Fotogrametria é uma maneira precisa e econômica de identificar e medir o terreno e as características topográficas. Esse tipo de Levantamento por Drone é usado por Engenheiros, Agrimensores, Cartógrafos e outros que precisam mapear uma área com precisão minimizando o tempo de campo.

Elaboração de Ortomosaico 2D

Os métodos tradicionais de levantamento podem ser demorados e caros, mas o Levantamento Topográfico com VANT consegue cobrir grandes áreas de forma rápida e eficiente. Os mapas 2D são criados juntando centenas ou até milhares de fotos individuais capturadas por uma aeronave não tripulada. O Levantamento Topográfico com VANT pode ser concluído com relativa rapidez e o mapa resultante é extremamente preciso. Os mapas 2D são frequentemente usados ​​para levantamento de terras, gerenciamento de ativos e aplicações agrícolas.

Exemplo de Ortomosaico

Ortomosaico gerado por fotos de drone

Nuvem de Pontos 3D

Outro produto gerado a partir do processamento das imagens aéreas é a Nuvem de Pontos (Point Cloud). Um dos métodos mais populares para criar Modelos 3D de áreas e estruturas. Os principais benefícios deste método 3D são: a obtenção de um resultado altamente preciso e a possibilidade de realizar cálculo de volume. Além disso, os dados podem ser facilmente compartilhados e manipulados, tornando-se uma ferramenta valiosa para profissionais que necessitam criar modelos 3D. 

exemplo da nuvem de pontos_edited.jpg

Exemplo de Nuvem de Pontos (Point Cloud)

PROJETOS CONSOLIDADOS

imagem de drone em campo

Levantamento Aéreo 

Exemplo prático de Levantamento Topográfico com VANT. Nesse estudo de caso o objetivo principal é a elaboração do ortomosaico para estudo de falhas no plantio e estudo espectral para análise de pragas e doenças na plantação da cana de açúcar.

imagem de drone em campo

Levantamento Cadastral

Nesse outro exemplo prático o objetivo é realizar o cadastro de todas as edificações existentes no local e as áreas livres em seu entorno. Todo esse procedimento visa a elaboração de relatório para que o cliente possa identificar locais para novas construções.

imagem de drone em campo

Levantamento Planialttimétrico

Outro projeto executado com o auxilio do Drone, propôs determinar o relevo da área e realizar o estudo de viabilidade para a instalação de um loteamento e determinar o volume de material a ser retirado, nesse caso para a criação de um platô.

bottom of page