O que é o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM)? Na Cartografia o Cadastro Multifinalitário é o procedimento em que é realizado todo o mapeamento urbano considerando os imóveis construídos, lotes, quadras e setores gerando o (SQL). Em cima desse mapeamento os profissionais da Engenharia Cartográfica podem extrair diversas informações, como:
Limite dos lotes (perímetro e área)
Área edificada ( perímetro e área)
Vias urbanas e estradas rurais
Indice de Área Verde (IAV)
Zoneamento Urbano (ZU)
Regularização Fundiária Urbana e Rural
Criação de Impostos (IPTU)
Entrega de matrículas para imóveis não regularizados
Todo o Mapeamento Urbano é realizado com o auxílio de Técnicas como a: Fotogrametria e Geoprocessamento. Com a junção dessas metodologias é possível gerar produtos com o Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) que atende as Normas e Regulamentos Federais e municipais.
O que é Fotogrametria?
A Fotogrametria é um processo onde são usadas imagens aéreas capturadas por Avião tripulado (técnica mais antiga e com maior custo envolvido) e agora mais recentemente o VANT ( Veículo Aéreo não Tripulado) que envolve um menor custo, maior segurança por não envolver tripulação e agilidade. Com as imagens capturadas a Fotogrametria utiliza softwares específicos para o seu processamento, fazendo com que várias imagens sejam transformadas em apenas uma imagem, o que chamamos de Ortomosaico. Para cobrir uma determinada área com o processo de Aerolevantamento com Drones é necessário realizar o Planejamento das Linhas de voos cobrindo toda a área de interesse e dessa forma o Drone inicia o procedimento de alinhamento das faixas de voo e inicia a captura das imagens de tempo em tempo. Após o término do voo temos como produto várias imagens capturadas pela aeronave. Essas imagens devem passar por um processamento em softwares específicos como por exemplo: o Agisoft Photoscan ou Pix4d. O processamento faz com que as várias imagens capturadas se transforme em apenas uma imagem denominada de Ortomosaico. E com esse produto Ortomosaico é possível utilizar softwares do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para realizar as vetorizacões de lotes, área construída e outras características relevantes para o objetivo Imposto.
O que é Sistema de Informação Geográfica (SIG)
O SIG é um software geográfico com possibilidades de trabalhar com imagens aéreas e vetorizacão dos limites de interesse. A partir da delimitação de área e perímetro de lotes o SIG proporciona a criação de um Banco de Dados (BD) contendo todas as informações da área e do proprietário, como por exemplo:
um identificador único para cada lote
Nome do proprietário
Nome do logradouro e número
Número de matrícula
CPF e RG dos proprietários
Área em metro quadrado do lote
Área em metro quadrado da edificação
Largura de vias
Vegetação presente no lote
Todas essas informações são cadastradas no BD do SIG e pode ser acessado, atualizado, apagado, localizado por qualquer equipe técnica responsável pela retificação dos dados.
Comments